Powered By Blogger

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

03/12 - CAMPANHA FIQUE SABENDO PAB

CAMPANHA FIQUE SABENDO - CMS ALBERTO BORGERTH

No dia 03 de Dezembro, de 08 as 17horas, foi realizada na Unidade CMS Alberto Borgerth a Campanha Fique Sabendo.
Esta Campanha teve como objetivo captar as pessoas para a realização de exames para HIV e Sífilis. Abordamos a população na rua e explicamos a importância da realização dos exames, falamos sobre as doenças, sintomas e tratamentos.

Participaram deste evento:

A gerente da CF Alberto Borgerth, Juliana Ferreira, os médicos Dr. Mael (CF) e Dra Mariana(PAB), os enfermeiros Carlos e Eliane(CF), as técnicas de enfermagem Gabriela e Beatriz(CF), a nutricionista Tâmy(NASF), os ACS's Hellen, Andressa, Renata, Mirian, Simone, Mariana, Denise José e Oneti.
Além dos seguranças, médicos, enfermeiros e técnicos do CMS Alberto Borgerth.



quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

10/12 - Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial Sistêmica e Obesidade Infantil

PSE sobre Diabetes, Hipertensão e Obesidade Infantil


Esta ação ocorreu dentro da escola, no período da manhã (de 08:30 às 11:30h) em que foram apresentados temas como: Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial Sistêmica, Obesidade Infantil e Alimentação saudável. Houve distribuição de panfletos sobre Alimentação Saudável, Diabetes Mellitus e Pé-Diabético. Distribuímos folders que foi elaborado pela Nutricionista Tâmy e pela Educadora Física Priscila falando sobre as doenças , seus sinais e sintomas, sobre os cuidados a serem tomados, sendo portadores ou não das doenças e, dicas sobre alimentação. Foi feita a distribuição de convites para a participação do Grupo de Caminhada e Atividades Físicas a serem realizadas na Unidade Alberto Borgerth para pais e alunos.
A atividade realizada contou com a presença de 2(duas) Agentes Comunitárias (Denise Mello e Denise José), Técnica de Enfermagem (Gabriela), Enfermeiro (Carlos), Médico (Drº. Francisco Mael), Educadora Física (Priscila) e Nutricionista (Tâmy).
              Tivemos como objetivo orientar os pais quanto à prevenção e controle das doenças, alimentação saudável, mudança no estilo de vida, realização de atividades físicas, acompanhamento médico e cuidados com medicação.
Contamos com a presença de aproximadamente 35 pessoas, entre pais e alunos interessados no assunto e com a presença da diretora Sandra, a qual se mostrou solícita, se pondo à disposição para novas ações.
Sugerimos para a diretora da Instituição, que se tivesse algum assunto de interesse do grupo que poderia estar nos dizendo para realização de futuras ações.
              Utilizamos como método: Apresentação de slides e distribuição de informativos. Esclarecimento de dúvidas e troca de informações.
            Atingimos nossa expectativa quanto ao esclarecimento sobre os assuntos, mostrando a importância do Cuidado à Saúde. Aproveitamos também a oportunidade para divulgarmos as Ações e Atividades que ocorrerão posteriormente na Unidade. 

















29/11 - "DENGUE"

PSE na Escola Municipal Cardeal Arcoverde



Realizamos no dia 29 de novembro de 2011, atividade educativa do Programa de Saúde na Escola – PSE, na Escola Municipal Cardeal Arcoverde, localizada na Rua Agostinho Barbalho nº 401 - Madureira, de 09 às 12h. O tema abordado foi dengue e as equipes responsáveis pela atividade foram Dona Clara e Patriarca, havendo a participação de duas enfermeiras e seis agentes comunitários de saúde.


Reunimos aproximadamente 50 crianças na faixa etária de 05 a 09 anos de idade. Tivemos também a presença de pais e professores da escola. Utilizamos como estratégias uma dinâmica, vídeos e músicas sobre o tema. O objetivo foi conscientizar as crianças sobre a prevenção de criadouros do mosquito, estimulando a reprodução desta prática no seu dia a dia e a transmissão de informações aos seus pais e comunidade em geral.
O resultado foi positivo, pois todas as crianças demonstraram satisfação e interatividade na participação das atividades.








29/11 - “Puberdade”

PSE Escola Municipal Cardeal Arcoverde

No dia 29 de novembro de 2011 realizamos atividade educativa com a temática “Puberdade” na Escola Municipal Cardeal Arcoverde, localizada na Rua Agostinho Barbalho nº 411 - Madureira. A atividade foi organizada pelas equipes Dona Clara e Patriarca, havendo a participação de duas enfermeiras e seis agentes comunitários de saúde.
O público-alvo foram os adolescentes na faixa etária de 13 a 17 anos e o objetivo da atividade foi discutir a puberdade, mostrando que este é um período no qual ocorrem mudanças fisiológicas e psicológicas, além de criar vínculo com estes adolescentes.
Utilizamos como recursos um retroprojetor para apresentação de vídeos interativos e uma caixa para os alunos colocarem suas dúvidas. Em média 60 adolescentes participaram da atividade.
Os adolescentes foram participativos e interativos nas atividades, levantando questionamentos sobre o tema, assim houve esclarecimento de todas as dúvidas. Distribuímos a caderneta de vacinação do adolescente e preservativo. Houve um interesse dos participantes pelas cadernetas, além da manifestação do desejo de buscar a unidade de saúde. Tal desejo confirmou-se, pois após a atividade dois adolescentes procuram os enfermeiros na unidade de saúde para esclarecer mais dúvidas. Os profissionais de saúde colocaram-se à disposição dos adolescentes. O resultado foi muito satisfatório, pois várias perguntas surgiram e a participação foi efetiva.




quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Dia 10/12 - Dia de Luta e Combate à AIDS

Dia de Luta e Combate à AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis



Ação realizada no Mercadão de Madureira
Participantes:

Claudia Roberta R. Peixoto téc de enfermagem
Simone (ACS)
Cyntia (ACS)
Margarida Frouf (Presidente Amucanti)
Paula Guedes (secretária Amucanti)
Eduardo Soares Guedes (Diretor Amucanti)


 
Horário: 10 hs às 16:00.

Realizamos a ação com folder de várias doenças abordando e alertando quanto a importância do uso de preservativos sendo assim foram distribuídos 7.344 preservativos, utilizamos também 2 álbuns sereado de AIDS e DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÌVEIS e aparelho reprodutivo masculino e feminino.
Também tivemos o apoio da Administração do Mercadão com suporte para logística e material necessário para acomodação de toda equipe envolvida, houve uma ótima aceitação por parte da população que ali estava e de todos os funcionários das lojas e um momento muito especial do Coral da Amucanti com canções natalinas para encerrar aquele momento especial e acolhedor.











30/11 - Dia Nacional de Luta Contra o Câncer de Mama

 Dia Nacional de Luta Contra o Câncer de Mama

Realizada ação na Praça do Patriarca, no dia 30 de novembro de 2011 de 08:30h às 11:00h, organizada  pela equipe Dona Clara, com a participação da enfermeira Eliane da equipe Padre Manso.
A ação foi desenvolvida com uma tenda instalada na praça do patriarca, sendo também realizada uma palestra pelo Dr.Mael para 20 alunos da ginástica, que é realizada semanalmente na praça com o objetivo de conscientizar a população da importância da prevenção do câncer de mama e esclarecer as dúvidas em relação a temática. Utilizamos folders explicativos e um aparelho de PA com o objetivo de ser um atrativo.
O resultado foi muito satisfatório, pois 100 pessoas que passaram pelo local foram abordadas.



17/10 - Caminhada Rosa

Caminhada Rosa