Powered By Blogger

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Dia da Mancha


Embora a hanseníase seja uma doença fácil de diagnosticar, tratar e tenha cura, quando diagnosticada e tratada tardiamente pode trazer graves consequências para os portadores e seus familiares, pelas lesões que os incapacitam fisicamente.
Assim, os profissionais do CMS Alberto Borgerth estão comprometidos em realizar ações preventivas, promocionais e curativas sobre as questões complexas que envolvem a hanseníase. O intuito é informar a população e facilitar o acesso ao diagnóstico e tratamento da doença, bem como orientar individual e coletivamente os portadores e contatos de hanseníase.
A atividade foi organizada pela direção da unidade e pela gerência da estratégia saúde da família e contou com a participação de médicos, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. A divulgação foi realizada por cartazes e pelo blog da unidade.
Objetivos da atividade:
 Orientar a população sobre a Hanseníase;
 Identificar, diagnosticar e tratar os sintomáticos dermatológicos;
 Minimizar o estigma e o preconceito com os portadores da doença;
Inicialmente os profissionais realizaram abordagem individual de todos os usuários que aguardavam por consultas na unidade, distribuíram folders e os convidaram a participar das atividades ao longo do dia.
Em seguida foi realizada uma discussão no auditório da unidade, contando com a participação de aproximadamente 25 pessoas. Foi uma atividade informativa e dinâmica. Houve sorteio de perguntas para que os participantes pudessem interagir e expor suas opiniões e exposição de material educativo em forma de
slides. Um usuário diagnosticado há aproximadamente dois meses e em tratamento na unidade foi convidado para falar de suas vivências enquanto portador da doença e abordar o preconceito. Ao término houve distribuição de brindes e lanche. Algumas pessoas foram atendidas pela dermatologista da unidade.
Além disso, uma tenda foi montada no pátio até às 17h. Uma técnica de enfermagem e dois agentes comunitários de saúde permanecerão na tenda fornecendo material educativo, orientando os usuários e encaminhando os sintomáticos dermatológicos para o atendimento médico.
Cabe ressaltar que os agentes comunitários de saúde foram orientados a realizar busca ativa de sintomáticos dermatológicos e orientar os cadastrados durante as visitas domiciliares.












Nenhum comentário:

Postar um comentário